Roteiro Roma: Sexto dia – Ostia Antica e San Clemente

Sou suspeita para falar destes dois passeios em Roma. Esse é sem dúvida um dos meus dias preferidos deste roteiro de sete dias em Roma. Explico o porquê: Pompéia foi um dos lugares que conheci que mais me impressionou e Ostia Antica é praticamente uma “mini Pompéia”. Acho incrível você poder observar tão detalhadamente como era a organização dessas cidades romanas em uma época tão longínqua.

Ostia Antica – Anfiteatro

Em Ostia Antica então fica tudo mellhor porque a cidade é pequena e você consegue em mais ou menos 2 horas ter uma ótima visão de toda a cidade. É possível ver as termas, a basílica, as casas, o anfiteatro, a praça central e a estrutura do porto; tudo isso com alguns afrescos, mosaicos e até mesmo detalhes de uma antiga cozinha. É um passeio que vale muito a pena e que foge do trivial em Roma. Recomendo muito caso não tenha nenhum outro sitio arqueológico no seu roteiro, como por exemplo um day-tour até Pompeia a partir de Roma.

Como chegar em OSTIA ANTICA

Para ir até Ostia Antica se dirija até a estação do metro Piramide, linha B. Ali pegue que o trem que parte da estação Porta San Paolo em direção ao lido de Ostia. A estação Porta San Paolo fica conectada à estação Piramide do metro.

Em aproximadamente 30 minutos você estará na estação de Ostica Antica. Saindo dela basta caminhar em linha reta, cruzando a auto-estrada atráves da ponte para pedestres e logo você estará na entrada do sítio arqueológico (aprox. 5 minutos de caminhada).

O ticket custa 10 euros e no último domingo de cada mês é gratuito. Mais detalhes aqui. Esse é um lugar onde não tem problema visitar em dias de gratuidade pois ele é enorme.

Ostia Antica também é uma atração onde é possível utilizar a gratuidade do RomaPass. O sitio arqueológico fecha às segundas. Para o transporte público, você também pode usar a gratuidade do transporte publico do RomaPass, comprar um ticket unitário ou mesmo fazer uso dos tickets de mais de um dia. Veja detalhes sobre esses tickets no post sobre como se locomover em Roma.

Ostia Antica - rede hidrica, afrescos, esculturas, mosaicos e ruas
Ostia Antica – rede hidrica, afrescos, esculturas, mosaicos e ruas

Se for verão, depois de Ostia Antica você pode ir até o Lido de Ostia para conhecer um pouco da cidade balneário, uma das principais praias frequentadas pelos romanos.

Se você não quiser ou se o tempo não permitir minha sugestão e de que você vá até a Basílica de San Clemente.

A Basílica de San Clemente

A Basílica de San/São Clemente é uma outra jóia da cidade que entendo que complementa esse passeio. A Basílica Superior, como é chamada a igreja atual – construída em 1108 – é uma das mais antigas de Roma e o destaque é um enorme mosaico dourado que mostra a crucificação. A entrada na basílica superior é gratuita.

Fachada Basílica de São Clemente
Fachada Basílica de São Clemente

Nos dois níveis abaixo (basílica inferior e terceiro nivel) as escavações também nos remetem a uma viagem no tempo como em Ostia Antica. São mais de dois mil anos de história!

Para visitar os andares abaixo a entrada custa 6 euros. Se você for visitar a basílica é importante estar atento aos horários de funcionamento. Eu muitas vezes dei com a cara na porta.

SUGESTÕES PARA ALMOÇO, CAFÉ, GELATO, APERITIVO E JANTAR

A via de San Giovanni in Laterano é um bom local para um aperitivo no final da tarde ou mesmo um jantar nos arredores do Coliseu. Gosto muito do Divin Ostilia Wine Bar e do Caffe Propaganda. Em frente a basílica fica a Tratorria Luzzi, indicada no roteiro do terceiro dia, caso não tenhas ido pode ser uma opção.

Para um bom gelato caminhe um pouquinho até a Ciuri Ciuri (via Labicana). Falei sobre ela no post que fiz sobre as gelaterias.

17 comentários em “Roteiro Roma: Sexto dia – Ostia Antica e San Clemente

Adicione o seu

  1. Parabéns pelo blog, os roteiros ajudam muito a direcionar o planejamento! Minha dúvida é quanto ao trem para Ostia: o Roma Pass ou o bilhete de transporte (para vários dias) serve para este passeio? Ou é preciso comprar uma passagem específica de trem? Desde já, obrigada.

    Curtir

  2. Olá Michele, viajaremos (2 casais) para Roma em Junho de 2019 e ficaremos 5 dias, portanto não dará para fazer todo o excelente roteiro que você sugere, que é de 7 dias. Uma pena!
    Como faço para incluir uma visita a Ostia Antica?
    O que deixo de lado? Tudo é “imperdível”!!!!
    Os roteiros do 1º, 2º, 3º e 4º dia serão seguidos, pois são os melhores dentre os muitos que vi!
    Mas a dúvida está em abrir mão do roteiro do 5º dia, que a princípio, trocaríamos pelo do 6º dia. Dá tempo para fazer uma visita em meio período (manhã)? Fico no aguardo. Abraços.
    Mario

    Curtir

    1. Olá Mario, tudo bem?

      Que bom que você gostou do roteiro. Muito obrigada pelo elogio! Eu acho que faria o mesmo que você se tivesse poucos dias pois Ostia Antica vale a visita. Se bem que você não tem pouco tempo, não, cinco dias é um número ótimo! Vocês irão ver muita coisa!

      Se você for cedinho consegue sim fazer em meio período. Terá que se policiar um pouco no controle do tempo quando estiver lá, mas consegue sim. Eu acho até bom devido ao calor. Considere uma hora para ir, 2 horas de visita e outra 1 hora para voltar.

      Se fores a partir do Testaccio podes até incluir algum passeio ainda neste dia no Testaccio ou mesmo no Trastevere pois os bairros são próximos.
      Também aconselho visitar o Trastevere (e mesmo o Testaccio) em um dia à noite (para jantar) assim conseguirás ver os bairros mesmo que não dedique um dia específico a eles.

      Abraços,

      Curtir

  3. Olá! Estou de volta da viagem, muito feliz e como prometi lhe dou retorno. Contratei a romaround e o passeio a Ostia foi maravilhoso. Sabe quando tudo dá certo? Foram pontuais, atenciosos, muito simpáticos e a guia tinha bastante conhecimento do assunto. Ela inclusive falava português. O motorista muito tranquilo e simpático. O lugar é muito interessante e agradável. O dia estava lindo e foi ótimo! Inesquecível! Um grande abraço e obrigada pela sua atenção. Marcia.

    Curtir

  4. Olá. Irei a Italia em junho e passarei apenas 2 dias em Roma. Como o tempo é curto e há tantas coisas para ver e fazer, queria contratar uma empresa de turismo que me pegasse no hotel e levasse até Ostia. Somos um grupo de 5 pessoas. Acho que assim é mais rápido do que pegar metro, trem e andar. Estou certa ou o trânsito pra lá é difícil? Sei que no hotel eles fornecem encartes dessas agências de turismo locais, mas gostaria de reservar com antecedência. Você conhece alguma(s) para sugerir? Já resolvi outros passeios mas este ainda está pendente. Agradeço a dica. Abraços.

    Curtir

    1. Oi Marcia, desculpa a demora em responder mas precisei fazer uma pesquisa para você pois nunca utilizei esses serviços. Ostia é uma das regiões de praias dos romanos e nos finais de semana de verão costuma ter bastante trânsito. Se fores ir no final de semana recomendo o deslocamento com o trem. Bom, vamos ao que encontrei para você:
      http://www.ostiatours.com/booking.htm (pelo que li por alto busca no hotel, mas é importante enviares um email e se informar direitinho)
      http://www.darkrome.com/tours/rome-tours/rome-to-ostia-antica-tour# (só faz o tour de trem)
      http://br.viator.com/pt/8328/tours/Roma/Passeio-de-dia-com-grupo-pequeno-pela-Ostia-Antica-partindo-de-Roma/d511-3731OSTIA (faz o tour de trem)
      https://www.contexttravel.com/city/rome/walking-tour-details/ostia-antica (faz o tour de trem mas tem uma opção de tour com carro privado. Como estarás em 5 pessoas pode ser uma opçao).
      Fora isso, podes reservar no dia em que chegares. Existem agências próximas a Termini e se fores se hospedar por ali (recomendado para uma estadia curta) será rápido para reservar.
      Se por acaso utilizares algumas dessas agências, se possível volta para me contar.
      Abraços

      Curtir

      1. Olá,
        Obrigada pela pesquisa. Mandei um email para a ostiatours, para obter informações. A viator eu já havia visto antes. As outras duas não operam na data em que eu estarei lá. Te retorno com informações mais precisas.
        Também gostaria de visitar a Via Appia Antica. Caso tenha alguma informação…
        Um abraço,
        Marcia

        Curtir

      2. Oi. Procurei avaliações sobre “Ostia Tours” e não encontrei nada. Ela é bem conceituada? Encontrei outra agencia, “Romaround” com boas avaliações. Você já ouviu falar dela?
        Abs

        Curtir

      3. Oi Marcia, as recomendações do Trip Advisor estão em http://www.tripadvisor.it/Attraction_Review-g673275-d2340218-Reviews-Ostia_Tours_Ostia_Antica_Private_Tours-Ostia_Antica_Province_of_Rome_Lazio.html.
        Da Romaround já escutei falar mas não sei porque achava que eles faziam somente tours a pé ou com patinetes, total ignorância minha. Também parece uma boa opção, principalmente para a Appia Antica. Recomendo visitares a Appia Antica com um guia, a estrada é grande e tem muitas atrações, dessa maneira otimizarás o trajeto. Tenho uma amiga que fez de bicicleta e também gostou bastante, pode ser uma opção.
        Pelo visto você gosta da parte mais “Ancient” da cidade. Sendo assim, te recomendo visitar algumas das antigas termas. As de Caracalla ou as de Diocleciano (essa última foi dividida – uma parte é museu outra é a Igreja Santa Maria degli Angeli). Basta entrares na igreja para teres ideia da dimensão das termas. Ela fica pertinho de Termini.
        Uma outra dica é jantares à noite no Guetto Hebraico. Recomendo o Sora Margherita mas existem vários restaurantes na região. Abraços

        Curtir

  5. Gostei da sugestão. Vamos à Roma dia 19 de outubro e pretendemos visitar Ostia Antica. Gostaria também visitar Frascati ou Aricia. Voce tem alguma sugestão de como ir saindo de Roma? Fico no aguardo. Regiane.

    Curtir

    1. Ola Regiane, tudo bem. Desculpa a demora masprecisava fazer uma pesquisa rápida e estava sem tempo. Como não fui a Ariccia e sempre que meus amigos comentam que foram eles foram de carro, precisei me informar a respeito do transporte público. Vc pode fazer o trajeto em trem porém deverá descer em uma determinada estação e pegar um ônibus. Assim, acho que a melhor opção é ir de ônibus ponta a ponta. Os ônibus tanto para Ariccia quanto Frascati partem da estação rodoviária de Anagnina, que fica ao lado da estação de metro Anagina (uma das paradas finais da linha A). Ao sair do metro vc já está dentro da rodoviária.

      De Anagnina para Ariccia o mais rápido e pegar o ônibus da Cotral que vai a Genzano ou Velletri e para em Ariccia. Os horário podem ser encontrados em http://www.cotralspa.it/PDF_Orari_Comune/_Anagnina_%5BMetro_A%5D.pdf. Até a página 35 são as idas de Anagnina à diversas cidades, a partir da 36 os retornos.

      Um exemplo de como usar o PDF: se procurares por Ariccia vais encontrar 50 referências, 25 de ida e 25 de volta. A quarta referência é a linha através de Genzano. Existirão duas colunas, dias utéis(feriali) e feriados (festivi). A partir daí cada horário tem um número que indica basicamente a quantidade de paradas, menos paradas mais rápido, assim, os horários que contém o número 1, nesse caso, são os melhores. Não esqueça de verificar as legendas, para ter certeza que existe a disponibilidade no dia que vc busca.

      Bom, era isso, o mesmo vale para ir e retornar de Roma a Frascati. Abraços.

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑