Hotéis Econômicos na França – Provence e Languedoc-Roussillon

Esse post tem como objetivo dividir com os leitores minha experiência de hospedagem em hotéis super econômicos na França na região da Provença/Provence. Porém esse hotéis, em sua grande maioria. podem ser encontrados praticamente por toda a França, em grande número e também em muitos países da Europa. Vale dar uma lida se você está buscando hotéis baratos pela França, vale ler e reler para que o barato não custe caro. É sempre bom estar com as expectativas alinhadas.

Hotel Super Economico na França – Rede Formule 1

Só ao chegar em frente ao hotel se percebe a diferença. A recepção é bem pequena, apenas para um funcionário, que não estará ao seu dispor o tempo todo, em alguns momentos você precisa usar o telefone disponível na própria recepção para chamá-lo.

O serviço de check-in é muito rápido, você passa o número da reserva, eles perguntam se você quer comprar o café da manhã, você responde e logo depois recebe uma folha com sua nota fiscal, seu comprovante de pagamento do cartão e a sua senha de acesso ao estacionamento, hotel e quarto. Isso mesmo, você recebe essa senha e a ela para entrar no hotel à noite. Horário em que  funcionários, seja na recepção, seja no estacionamento, não estão disponíveis. Caso você chegue tarde, deve informar e assim receber a senha previamente.

Recepção Formule 1

Em todos os hotéis que ficamos não falava inglês ou italiano. Foi uma tal de mímica para cá e para lá e também uma ajudinha especial devido a origem latina do francês. A área da recepção é também o lobby do hotel mais uma vez pequeno. Ali se serve o café e estão as vending machines e microondas que podem ser usados pelos hóspedes. Todos os estacionamentos gratuitos.

O quarto bem pequeno. Como mobília uma mesa de canto com uma cadeira, uma TV tela plana sem canais por satélite, uma (só) tomada, cama de casal tamanho padrão para pequeno com uma terceira cama em cima, uma barra de ferro com cabides pendurados e irremovívies e uma pia. Sim, o hotel tem banheiros compartilhados!

A cada x número de quartos você encontra uma estrutura com as casinha de sanitários e de chuveiros. As estruturas são separadas. As duchas para banho são boas porém com um sistema de fechamento automático depois de tantos segundos, isso mesmo, segundos, você praticamente tem que ficar apertanto aquele botão o tempo todo, acho que assim eles economizam água. Já os banheiros, na mesma linha, possuem acionamento automático da descarga ao se abrir a porta após o uso. Tudo limpo e organizado, o conceito de albergue mas o formato de hotel.

O hotel fornece serviço de roupa de cama e toalhas, no entanto as toalhas são apenas 1 por pessoa e do tamanho de uma toalha de rosto. Você também não recebe sabonetes ou copos descartáveis. Outra característica é que toda a luz elétrica do ambiente é única, você não dispõe por exemplo de uma luz de cabeceira ou leitura, aliás, não tem sequer mesinhas de cabeçeira.

Outra questão é a localização. Esses hotéis ficam ao redor da cidades, perto das autoestradas e de grandes centro de vendas e distribuição. Assim, além de muitos casais em viagem também vimos muitos viajantes/motoristas de empresas.

Por fim o tamanho das janelas também chama a atenção. Elas são pequenas e ficam no centro da parede, o tamanho aproximadamente de um metro quadrado e possuem um blackout. Aqui se você conhece o Ibis vai lembrar que as janelas ocupam praticamente uma parede inteira do quarto. Enfim, redução dos custos de infraestrutura? Provável.

Hotel Econômico na França – Ibis Budget (antigo – Etap)

Depois do Formule 1 o Etap parece mais com o Ibis mas ainda assim com suas características. A localização melhora um pouco, o lobby e a recepção são maiores, tinha sempre à disposição mais de um funcionário durante o dia, falavam inglês e também italiano. Acesso via senha ao hotel depois de uma determinada hora.

Etap Sète

Quarto maior, cama ligeiramente maior, mais de uma luz, cama de casal ainda com a terceira cama em cima porém com criados mudos , mais tomadas, mesa maior, cabides mais flexíveis (tipo Ibis). Nada de banheiros compartilhados, sabontes, copos e toalhas grandes ao seu dispor. Wi-fii e estacionamentos gratuitos (exceção a Nice). Já a janela do mesmo tipo do Formule 1. O serviço de limpeza também devo dizer que me pareceu mais profissional, embora mil vezes mais barulhento. É o preço!

Resumo da ópera: intercalamos as estadias entre um tipo de hotel e outro e dando preferência ao Formule 1 nos casos em que ficamos pouco tempo e devo dizer que não tirou pedaço. É claro que não é uma brastemp porém não ter um banheiro dentro do quarto aqui na Europa é bastante comum e como já mochilei muito pra mim não é um grande problema, até porque, no meu caso, é meio uma regra: menos tempo no lugar, menos tempo no hotel.

Hotel Econômico na França – B&B Hotels

Tivemos a oportunidade também de ficar no B&B Hotels uma rede relativamente grande na França. Fazendo uma comparação seria algo entre o Ibis e o Etap, com algumas coisas do Formule 1…rs…. O formato do quarto é muito parecido com o Ibis, você tem uma cama de casal e não aquela terceira cama em cima da sua cabeça e um armário também bem parecido com o Ibis, luzes de cabeceira e TV a cabo, no entanto, tem os criados mudos pequenos como o Etap e o mesmo tipo de janela e mesa de canto do Formule 1. O quarto com banheiro com jogo de toalhas completo a disposição. A recepção também se parece com o Etap, porém com apenas 1 pessoa e,  mais uma vez todo o acesso noturno era controlado por senha.

Ah, informações de utilidade pública, wi-fii gratuito e ausência de secador de cabelo em todos os hotéis acima comentados.

Hotel Econômico na França – Kyriad

Ainda falando em hotéis, percebi que onde existiam vários hotéis do grupo Accor à disposição sempre existiam, além do B&B Hotels e de outros hotéis de bandeiras internacionais mais conhecidas, os hotéis Kyriad. Depois descobri que pertencem a uma rede grande chamada Louvre Hotels Group e que, assim como a Accor Hotels, possuem hotéis para todos os gostos e bolsos.

Outros hotéis Econômicos na França/Provence

Para aqueles que pretendem ficar mais tempo no mesmo lugar a Rede Pierre Vacanzes pode ser uma boa opção, tem apartamentos de vários tamanhos. O hotel Le Royal, um três estrelas em pleno Promenade de Anglais em Nice também é um achado.

Hotel Le Royal

Leia mais:

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑