Turquia – Bebidas Típicas

Costumo dizer ao meus amigos que viajo para comer. É verdade, a comida é sem dúvida um dos pontos altos da viagem para mim porém, a bebida também é então, daqui para a frente vou mudar a frase: Viajo para comer e para beber!

Postei sobre comidinhas e restaurante em Istambul e depois pensei: Por que não falar um pouco sobre as bebidinhas? Então: mãos à obra e vamos parar com essa coisa de “inhas e diminutivos em geral” porque confesso que já estou me irritando comigo mesma!

Bom, começo pelo que acho que é o carro chefe, o chá turco, conhecido e oferecido como Çay ele está dapertutto e para mim, que além de viciada em café sou viciada em chimarrão, caiu como uma luva. Fazia sempre uma paradinha aqui outra acolá, enfim, sempre sobrava um tempinho para um Çay. O Çay turco é como um chá preto só que mais aguado além disso é servido bem quente então: Cuidado!!!

Eu e meu Chay no Grand Bazzar

Parece erva-mate mas não é, embalagens de Chay à venda nos supermercados

Outra bebida muito apreciada é o Ayran, ele existe tanto na forma natural quando industrializada. É o mate-leão deles, até a embalagem é parecida. O gosto é de um iogurte integral mais aguado. Achei bom mas confesso que para mim é mais uma refeição que uma bebida refrescante.

Uma das tantas versões industrializadas

Máquina de Ayran em um restaurante

Sucos de romã e laranja são encontrados praticamente em todas as esquinas, o que muda é a estação. Quando fomos era época da laranja. Nada melhor que uma laranjinha espremidinha geladinha na hora…rs…

Vendedor de Suco Natural

Não é preciso ser expert para se dar conta de que o Raki é a bebida alcólica mais consumida na Turquia. Pelo visto parece a melhor bebida para acompanhar a meze. Um drink parecido com o ouzo grego, de alta graduação alcólica, feito com ervas e com um gosto forte de anis. Tem uma cor transparente que quando entra em contato com a àgua fica com aspecto leitoso.  Não provei porque já não gostei do ouzo mas fica a dica afinal tem gosto para tudo…rs.

Garrafas de Raki

Ao invés do Raki preferi ficar com os vinhos brancos e roses locais. Impossível resistir a um vinho em uma temperatura ideal em pleno verão, ainda mais se os pratos forem de peixes. Tantos os engarrafados quando os vinhos “da casa” eram muito bons.

Vinho branco da região da Capadócia

Não deixei a cerveja de lado não mas confesso que na Itália criei o hábito de beber mais vinho que cerveja então ela saiu da primeira para a segunda colocação na minha lista de preferência. Provei a Bomonti e gostei bastante. A Efes também não deixa nada a desejar.

Cerveja Bomonti

A espumante da região da Capadócia tem gostinho especial! É servida depois do passeio de balão, um costume que começou com os antigos balonistas. E eu achando que era frufru para fazer turista comprar passeio de balão, não sei porque as vezes sou tão desconfiada.

Espumante Capadociana às 7 da manhã, quase um brunch

Para terminar um bom café, e que café!!! Na minha opinião, depois da Itália e do Vietnã o café turco merece o terceiro lugar. Só tem que cuidar a tal da borra, é muita borra nessa hora!

Café turco

Como dica geral deixo uma informação para aqueles que não dispensam um alcool durante as refeições. Infelizmente nem todos os restaurantes servem bebidas alcólicas então se você não abre mão é bom estar atento a esse detalhe. Eu que sou uma que praticamente não dispensa um drink no jantar, principalmente quando estou de férias no entanto, fiquei 48 sem beber alccol porque fui à dois restaurantes desse tipo. Ossos do ofício! Tim-Tim!!

Leia mais:

About these ads

Sobre planejandoaviagem

Uma gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, que morou 8 anos em Porto Alegre, 8 anos no Rio de Janeiro e agora se prepara para completar seu primeiro ano em terras européias. No momento morando em Roma, curtindo os dias na terra dos meus bisavós, estudando e viajando bastante.
Esse post foi publicado em Asia, Turquia, Turquia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Turquia – Bebidas Típicas

  1. Pingback: Pedindo Café na Itália – Um guia “Espresso” | planejandoaviagem

  2. Pingback: Blogs, Sites e Afins utilizados para o Planejamento da Viagem pela Turquia | planejandoaviagem

  3. Pingback: Planejamento da Viagem a Turquia | planejandoaviagem

  4. Pingback: A Piccola Série de Posts sobre a Turquia | planejandoaviagem

  5. Pingback: A Cafeteira Italiana | planejandoaviagem

  6. Pingback: Turquia: Custos de uma viagem totalmente desempacotada | planejandoaviagem

  7. Pingback: O Roteiro em Istambul e o Passeio em Kadikoy | planejandoaviagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s